/ Festival

FESTIVAL COMUM

O Festival Comum aconteceu em 2014 e 2015 na cidade do Porto,

O festival foi pensado em cooperação por várias estruturas associativas e grupos informais do Porto e arredores, que partilham um entendimento dos espaços das associações como espaços comuns, ao serviço e à disposição da população; de acordo com este entendimento, o Festival Comum desenvolve-se nos vários espaços das entidades participantes, de forma descentralizada e disseminada.

Nos diversos espaços onde o festival decorre, será possível, durante dez dias, participar em diversas actividades, tais como: oficinas, concertos, teatro, conversas, jantaradas, entre outras. Estas actividades desenvolverão as seguintes áreas temáticas: sustentabilidade, agro-ecologia, economia local e de proximidade, política global, conhecimento livre, as relações luso-galaicas, a auto-organização, entre outras..

O festival assenta em três eixos de acção fundamentais:

  • potenciar a proximidade entre as associações e outras entidades sem fins lucrativos e as populações que lhes estão próximas;

  • criar, desenvolver e aprofundar modelos de relações sociais orientadas pela colaboração, cooperação e ajuda-mútua;

  • participar na criação de uma rede sustentável, alternativa e independente, que dê origem a uma comunidade integral e solidária com uma economia colaborativa e cooperativa.

O Festival Comum procura, assim, difundir práticas e valores que possam enraizar-se e desenvolver-se para além destes dez dias.

2014
http://festivalcomum.tumblr.com
2015
http://festival.comum.pt

FESTIVAL COMUM
Share this